Resenha: Uma Razão para Respirar – Rebecca Donovan

imagem.dll

sinopse

Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está.

Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde.

dados-tecnicos

Título do livro: Uma Razão para Respirar

Autor: Rebecca Donovan

Editora: Pandorga

resenhando

Uma razão para respirar narra a história de Emma, uma menina, como eu, você, sua vizinha, enfim, uma menina brilhante, bonita que tira boas notas e tem um bom desempenho nas atividades físicas da escola, mas a vida de Emma está longe de ser perfeita.

Ela sofre uma série de abusos, físicos e psicológicos por parte de sua tia – isso não é um spoiler, nas primeiras páginas do livro Rebecca Douma razao para respirarnovan choca os leitores com uma realidade que está muito presente no nosso dia a dia, mesmo que a gente não reconheça. A autora não poupa detalhes e é extremamente difícil ler a narrativa sem se envolver e sem se emocionar com o sofrimento da personagem.

A possibilidade de uma bolsa acadêmica é a única oportunidade que Emma enxerga para sair de casa e esquecer o inferno que ela chama de vida, mas ao mesmo tempo, Emma quer cair no anonimato, sem chamar atenção para a situação que vive por acreditar que isso poderá prejudicar pessoas que ela ama muito.

“I survived by keeping my emotions in check – by maintaining my composure and tucking it all away. I managed to stay under the radar, skating through school without anyone truly remembering I was here. My teachers acknowledged my academic successes and my coaches depended upon my athletic abilities, but I wasn’t important enough to make a recognizable social contribution. I was easily forgettable. That’s what I counted on.”

Esse desejo pelo anonimato não impede que Emma tenha um laço forte de amizade com Sara, uma menina popular que tem uma família amorosa e presente, e é esse laço de amizade que faz com que ela ainda tenha esperança e consiga se afastar em alguns momentos de tão dura realidade. Mas é em Evan que Emma encontra o amor, o amor que a faz respirar, que a faz querer viver e parar de sobreviver.

Em vários momentos tive grande dificuldade com Sara e Evan, mesmo sem ter a certeza que algo estava errado com Emma, como eles não foram capazes de investigar mais? De denunciar os abusos que eles acreditavam que ela poderia estar sofrendo? Foi ai que eu me dei conta, Uma Razão para Respirar narra a história de adolescentes, como eles agem, lutam, se apaixonam, sobrevivem e vivem apesar de uma situação tão delicada.

“In the balance of love and loss, it was love that made me struggle to… Breathe.”

Mas o mesmo não acontece com George, o tio de Emma, acho que ele é o verdadeiro vilão da história, ele como adulto não percebeu que havia nada de errado acontecendo em sua casa? Nada sobre os personagens é preto ou branco, Rebecca Donovan termina o livro deUma razão para respirarixando o leitor ávido pela continuação e somente assim saberemos como esses abusos irão afetar Emma, para mim, ela já é uma sobrevivente

Uma Razão para respirar é uma história de superação que irá te emocionar, te deixar com raiva, te ferir, vai te deixar frustrado, mas vai te fazer refletir sobre uma realidade tão difícil através da belíssima escrita de Rebecca Donovan!

Não deixem de conferir amanha a entrevista exclusiva (!!!) com a autora sobre o primeiro livro da trilogia e também sobre novos projetos!!

onde-comprar

Tradutora, revisora e blogueira ! Apesar de ser carioca, moro em Boa Vista, RR! Sou apaixonada pelos clássicos, mas não resisto a um bom romance açucarado, na minha estante não falta Colleen Hoover, Jessica Park, Tarryn Fisher, Abbi Glines e vários autores nacionais.

4 Responses to Resenha: Uma Razão para Respirar – Rebecca Donovan

  1. 1
    jacqueline says:

    Olá
    Não conhecia o livro ainda, mas esse livro faz meu gênero por explorar o lado dramático dos personagens. Amo um drama bem trabalhado, e que não poupa os detalhes. Isso torna a trama bem mais verídica.
    Vou colocar na listinha
    bjos
    http://www.mybooklit.com

  2. 2

    Acho Uma Razão para Respirar sufocante. O que Emma passa são poucos que aguentam. Por muitas vezes tive vontade de entrar no livro socorrê-la e furar os olhos dos tios dela(desculpe-me a violência, mas não tem desculpas o que Carol faz e muito menos para a negação do George). Precisa de fôlego para ler.
    Super indico a leitura.
    bjaoo

  3. 3

    Parece ser um livro incrível,
    não conhecia mas fiquei curiosa, vou dar uma procurada
    e ver se o encontro para também poder mergulhar nessa leitura que desperta tantos sentimentos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

  4. 4
    thaila oliveira says:

    meu Deus, esse livro parece ser muito bom! ainda bem que a Pandorga o traduziu!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

meu Deus, esse livro parece ser muito bom! ainda bem que a Pandorga o traduziu!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/