Resenha: Para Todos Os Garotos Que Já Amei, de Jenny Han

Para Todos Os Garotos Que Já Amei

sinopse

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

dados-tecnicos

Título do livro: Para Todos Os Garotos Que Já Amei
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca

resenhando

A resenha de hoje foi proporcionada através parceria com a livraria ViverLendo. Quando eles me enviaram a obra, eu realmente não sabia o que pensar. Antes da leitura, pesquisei um pouco sobre a autora. Chamou-me atenção o nome dela e o fato da capa do livro ter uma personagem coreana. A autora é americana, filha de coreanos, mora em Nova Iorque e escreve para adolescentes e crianças. Detalhe, todos os livros delas têm personagens coreanos. Sabendo disso, eu iniciei a leitura sabendo que a obra era destinada para adolescentes e que eu encontraria valores da cultura coreana.

IMG_7681Para todos os Garotos que já amei relata a história de Lara Jean. Jean é descendente de coreanos, é a irmã do meio, de uma família de três filhos. Quando pequena, sua mãe faleceu. A família vive em torno da sua irmã mais velha, Margot, que meio que assume o papel de “mãe” e dos cuidados que elas precisam ter com a caçula da família. O pai de Jean trabalha muito para sustentar a família. Neste contexto, como acontece com muitos filhos do meio, Jean vive às sombras da irmã. Isso começa a mudar, quando Margot decide mudar de pais para fazer faculdade. Isso significa: perder proteção, perder a melhor amiga e se tornar a irmã mais velha e líder de casa, além, de ser um bom exemplo e cuidar da irmã caçula.

Junto com toda essa transformação na sua vida, uma coisa que Lara não esperava aconteceu. Lara tem o hábito de escrever cartas para os garotos que ela já gostou. Ela escreve só por escrever, para ajudar a lidar com os sentimentos. Nunca envia as cartas. Ninguém sabe destas cartas, ela as mantém secretas. Até que um belo dia, quando ela chega ao colégio, um dos meninos que ela já amou, Peter, vem conversar sobre a carta. E, assim, Lara descobre que todas as suas cartas foram enviadas para os destinatários.

Lara entra em pânico. Um dos seus antigos amores é Josh, seu melhor amigo e ex-namorado da Margot. Para o seu desespero, Josh fica mexido com a situação. Jean fica sem saber o que fazer. Mesmo que Margot não namore mais Josh, Lara sabe que a irmã ainda ama o garoto. Desta forma, ela conta uma mentira para Josh e precisa passar a viver com ela.

Bom… eu não vou falar mais nada… para não revelar demais. Mas posso adiantar que essa mentira agita a vida de Lara Jean.

Para todos os Garotos que já amei é um livro muito fofo. O livro é muito divertido. Retrata muito bem os dramas vividos pelos adolescentes. Dramas esses que envolvem amigos, escola, amor e diversão. É um livro que reforça muitos valores nas relações entre famílias e amigos. Incentiva coisas boas. Como, por exemplo, que tudo tem o tempo certo para acontecer. Porém, o que mais gostei na obra é a forma inocente como Lara Jean se apaixona. Ela tem uma ideia pura do amor, sem as complicações da vida adulta. Tudo muito bacana.

Meninas adolescentes, super indico a leitura de Para todos os Garotos que já amei, de Jenny Han.

Continuem lendo!!! Sempre!!!

Beijos, Fernanda D.

sorteio

Clique na imagem para participar do sorteio!!!

Clique na imagem para participar do sorteio!!!

Jornalista. Moro em Niterói/RJ. Viciada em livros. Sempre acordo com olheiras, pois antes de dormir sempre penso “só mais um capítulo”. Em 2013, li cerca de 50 livros. Os que mais me marcaram foram “O lado bom da vida”, Tem Tiny Breaths, os das série Love me with lies, Breathing, Slammed e Hopeless. Para 2014, a meta é 70 livros.

6 Responses to Resenha: Para Todos Os Garotos Que Já Amei, de Jenny Han

  1. 1
    Daniela says:

    ooooi
    Tudo bem?
    Sempre bom pesquisar e conhecer mais o autor antes (ou depois) de ler a obra, né?
    Gosto de livros que envolvem tramas adolescentes, mas não sei se a obra entraria nas minhas próximas leituras.

    BIO-LIVROS e PÁGINA

  2. 2
    Julia G says:

    Oi Fernanda! Sempre vejo comentários sobre esse livro e fico simplesmente louca de curiosidade. Li outro livro da autora e amei, então acho que vou gostar bastante desse também. Adorei seus comentários.

    Beijos

  3. 3

    Oi Fernanda, tudo bom?
    Esse livro estava na minha Wishlist, mas acabei retirando-o porque parecia bobinho e tal, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
    Agora, com sua resenha, acho que vou recolocá-lo lá! Hahhaha

    Beijos,
    Rafa-Eu + Livros
    http://www.eumaislivros.com.br

  4. 4
    Bruna says:

    Oie,adorei o site descobri por acaso e já To acompanhando! Parabéns pelo trabalho
    Queria te fazer duas perguntas
    Vc já sabe quando sai a sequência de “para todos garotos que já amei ????eu já li e achei que iria me decepcionar ,mais no fim me apaixonei junto com Lara jean Rs e aguardo ansiosa o segundo!e a outra pergunta é,vc sabe quando sai “never never parte tree”????nao aguento mais esperar e já estamos no meio de novembro
    Aguardo suas respostas ansiosa..
    Adorei as resenhas 😉
    Bjo

    • 4.1
      Fernanda D. says:

      Obrigada Bruna!!! A continuação de Para todos os Garotos que já amei, PS: Eu ainda te amo, vai sair no primeiro bimestre de 2016. A editora ainda não revelou a data certinha. Já Never Never Parte 3 está prevista para 26 de janeiro de 2016. Acho que teremos boas leituras no início do ano. Rsrsrsrs
      bjs e continue aqui com a gente!!!

  5. 5
    Luana says:

    Olá, adorei a resenha! Eu não tinha nenhum interesse nesse livro, mas depois dessa resenha isso mudou… Com certeza vou le-lo.
    Abraços
    17naoe18.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, adorei a resenha! Eu não tinha nenhum interesse nesse livro, mas depois dessa resenha isso mudou… Com certeza vou le-lo.
Abraços
17naoe18.wordpress.com