Giro Literário: Projeto incentiva as crianças a lerem

Leitura é um hábito que muitas vezes precisa ser incentivado. Por conta disto, o jovem autor Luís de Oliveira desenvolve o projeto “Escritor da minha cidade”, nas escolas municipais de Estância Turística de Pereira Barreto/SP. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita dos alunos.

12512761_997325140351010_1657447028663528444_nO projeto é dividido em dez encontros e conta com clássicos da literatura brasileira e estrangeira, com “O Pequeno Príncipe”, além dos livros de minha autoria. Atualmente, os encontros estão acontecendo na EMEB “Professora Celda Mello Oliveira” , às segundas e quintas, com alunos dos 5° anos do Ensino fundamental.

De acordo com o autor Luís de Oliveira, o incentivo à leitura vem através de leituras compartilhadas, interpretação e comentários entre os alunos. A parte da escrita começa com textos de interpretação das leituras anteriores, de poesias e contos.

Além de todo o incentivo, as crianças têm a oportunidade de conviver e ter um diálogo entre escritor e leitor,  assim criando um laço motivador para a literatura. Ao termino do projeto, cada aluno recebe um texto ou poesia escolhido e, ainda, ganham livros para que a prática da leitura continue.

Para Luís de Oliveira, o trabalho literário em escolas públicas é fundamental, pois é uma forma de investir em educação e em uma literatura motivadora capaz de construir cidadãos conscientes e críticos.

Conheça mais Luís de Oliveira

luis-de-oliveiraO jovem autor independente Luís de Oliveira reside em Pereira Barreto, São Paulo. Escreve histórias de ficções. É autor de dois livros: Choro de Gratidão (Poesia – Editora Baraúna) e Um coração e seus segredos (Romance – 2015). Mesmo sendo compulsivo por escrita divide seu tempo com os esportes, especialmente o Voleibol. Diz ser um garoto sonhando para que seu trabalho seja reconhecido. E para isso, vem construindo uma trajetória merecedora dos seguintes prêmios:

  • Medalhista de Bronze das Olimpíadas de Física das Escolas Públicas em 2011.
  • Medalhista de Bronze da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro em 2012, ficando entre as 10 melhores redações do Estado de São Paulo e as 40 redações do Brasil, redação que falou sobre as perdas históricas,  econômicas e culturais com a cheia do rio Tiete devido a usina Três irmãos.
  • 2° colocado no Concurso de redação “Construindo o muro contra as drogas” em 2012.

 

Conheça o livro

um-coracao-e-seus-segredos

sinopse

Quem nunca sonhou com um amor pra vida toda?
“Um coração e seus segredos” traz um amor que rompe qualquer barreira posta pelos caminhos do destino, que faz os corações mais sensíveis suspirar por palavras que mostram o amor humano além de interesses carnais.
Bruno, personagem principal do enredo traz toda sua sensibilidade em cada gesto, se permite chorar, amar e caminhar por mundos que jamais imaginou que conheceria, mas nunca deixou que a fraqueza levasse embora a vontade de ter Valentina nos seus braços.

dados-tecnicos

Título do livro: Um coração e seus segredos
Autor(a): Luis de Oliveira
Editora: Publicação Independente

onde-comprar

 

Blog do Luís de Oliveira

 

 

Jornalista. Moro em Niterói/RJ. Viciada em livros. Sempre acordo com olheiras, pois antes de dormir sempre penso “só mais um capítulo”. Em 2013, li cerca de 50 livros. Os que mais me marcaram foram “O lado bom da vida”, Tem Tiny Breaths, os das série Love me with lies, Breathing, Slammed e Hopeless. Para 2014, a meta é 70 livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *