Giro Literário

Giro Literário: Projeto incentiva as crianças a lerem

Leitura é um hábito que muitas vezes precisa ser incentivado. Por conta disto, o jovem autor Luís de Oliveira desenvolve o projeto “Escritor da minha cidade”, nas escolas municipais de Estância Turística de Pereira Barreto/SP. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática da leitura e da escrita dos alunos.

12512761_997325140351010_1657447028663528444_nO projeto é dividido em dez encontros e conta com clássicos da literatura brasileira e estrangeira, com “O Pequeno Príncipe”, além dos livros de minha autoria. Atualmente, os encontros estão acontecendo na EMEB “Professora Celda Mello Oliveira” , às segundas e quintas, com alunos dos 5° anos do Ensino fundamental.

De acordo com o autor Luís de Oliveira, o incentivo à leitura vem através de leituras compartilhadas, interpretação e comentários entre os alunos. A parte da escrita começa com textos de interpretação das leituras anteriores, de poesias e contos.

Além de todo o incentivo, as crianças têm a oportunidade de conviver e ter um diálogo entre escritor e leitor,  assim criando um laço motivador para a literatura. Ao termino do projeto, cada aluno recebe um texto ou poesia escolhido e, ainda, ganham livros para que a prática da leitura continue.

Para Luís de Oliveira, o trabalho literário em escolas públicas é fundamental, pois é uma forma de investir em educação e em uma literatura motivadora capaz de construir cidadãos conscientes e críticos.

Conheça mais Luís de Oliveira

luis-de-oliveiraO jovem autor independente Luís de Oliveira reside em Pereira Barreto, São Paulo. Escreve histórias de ficções. É autor de dois livros: Choro de Gratidão (Poesia – Editora Baraúna) e Um coração e seus segredos (Romance – 2015). Mesmo sendo compulsivo por escrita divide seu tempo com os esportes, especialmente o Voleibol. Diz ser um garoto sonhando para que seu trabalho seja reconhecido. E para isso, vem construindo uma trajetória merecedora dos seguintes prêmios:

  • Medalhista de Bronze das Olimpíadas de Física das Escolas Públicas em 2011.
  • Medalhista de Bronze da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro em 2012, ficando entre as 10 melhores redações do Estado de São Paulo e as 40 redações do Brasil, redação que falou sobre as perdas históricas,  econômicas e culturais com a cheia do rio Tiete devido a usina Três irmãos.
  • 2° colocado no Concurso de redação “Construindo o muro contra as drogas” em 2012.

 

Conheça o livro

um-coracao-e-seus-segredos

sinopse

Quem nunca sonhou com um amor pra vida toda?
“Um coração e seus segredos” traz um amor que rompe qualquer barreira posta pelos caminhos do destino, que faz os corações mais sensíveis suspirar por palavras que mostram o amor humano além de interesses carnais.
Bruno, personagem principal do enredo traz toda sua sensibilidade em cada gesto, se permite chorar, amar e caminhar por mundos que jamais imaginou que conheceria, mas nunca deixou que a fraqueza levasse embora a vontade de ter Valentina nos seus braços.

dados-tecnicos

Título do livro: Um coração e seus segredos
Autor(a): Luis de Oliveira
Editora: Publicação Independente

onde-comprar

 

Blog do Luís de Oliveira

 

 

Leitora, resenhista, jornalista, profissional do marketing e futura escritora. Aquariana, sonhadora e idealista. Sou de Niterói/RJ, uma legítima papa goiaba. Mãe da Estrela, minha bagunceira de quatro patas. Nunca deixo de sair de casa sem minha carteira, meu óculos e meu kindle. Prefiro digital do que físico. Minha motivação de vida é ajudar as pessoas a escreverem suas histórias.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.