Giro Literário: Conheça as obras de Bruno Crispim

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho apresentar para vocês o autor Bruno Crispim e suas obras. Ele é apaixonado por ficção, comportamento humano e administração. Bruno escobriu seu dom para escrita no período em que morou no Canadá, enquanto cursava mestrado. Aproveitou o inverno congelante e colocou a mão na massa.

12794320_999460623482004_3339547769182705019_n

“A cigana disse que vou morrer” é o nome do conto escrito por Bruno Crispim.

Recentemente, Bruno e um grupo de 47 autores lançaram juntos a obra Escritor Profissional: coletânea de contos. A publicação é uma antologia de contos de autores da Editora Oito e Meio, escritos a partir do curso Escritor Profissional.

Seu primeiro romance O Segundo Caçador foi ganhador do 3º Prêmio UFES de Literatura e tem previsão de lançamento para junho de 2016. Atualmente, Bruno Crispim está escrevendo seu segundo romance.

As obras de Bruno Crispim estão disponíveis na plataforma Wattpad. É possível ler o livro Segundo Caçador tanto em português quanto em inglês. Para ler os livros do autor, clique aqui.

Confira agora as sinopses de Escritor Profissional: coletânea de contos e O Segundo Caçador abaixo.

 

Escritor-profissional

sinopse

Certa vez, a escritora e jornalista Gloria Steinem, afirmou: “Eu não gosto de escrever, eu gosto de ter escrito”.
Como bem captou a escritora americana, a dificuldade na jornada do escritor começa já no momento mesmo de realizar aquilo que o torna o que ele é. Lidar com a famosa angústia da página em branco, de recortar o vazio com a palavra certa, de dar sentido para o caos através da linguagem verbal, certamente essa não é tarefa para qualquer um. E apenas pelo simples fato de ter topado esse desafio – e mais do que isso, pelo fato de ter escolhido esse desafio, dentre tantos possíveis – já está de parabéns cada um dos membros dessa coletânea que agora tenho o prazer de publicar.
Mas esse é só o começo da escolha corajosa e “perigosa”, como talvez diria Guimarães Rosa, de se tornar escritor. Depois de escrever, inicia-se outra batalha: a de encontrar uma editora que queira publicar o seu original. E depois desta, outra, possivelmente mais árdua: a de conquistar leitores para o seu livro. Afinal, sem isso, sem estar publicado e, portanto, disponível para que outras pessoas o leiam, um texto não completa a sua vocação maior de comunicar e encontrar o outro. Pois não é disso que se trata a leitura, e sobretudo, a literatura: de um encontro verdadeiro com o outro?
Como editora, uma das minhas maiores angústias é não conseguir atender a todos os escritores como eu gostaria. Ler todos os originais, publicar todos os livros, investir o que cada um deles exige para que ganhem o mundo e os seus leitores. Num país marcado por desigualdades sociais consideráveis, pelos baixos investimentos em educação e cultura, pela predominância massacrante da cultura audiovisual diante da escrita e da leitura, editar livros é uma tarefa especialmente desafiadora. Do enfrentamento desse desafio, surgiu o Escritor Profissional, um curso online cuja proposta seria auxiliar escritores de todo Brasil em sua trajetória rumo à publicação e projeção dos seus livros no mercado. Ao final do curso, os alunos teriam ainda o desafio de escrever um conto para ser publicado em uma coletânea.
E eis que, hoje, seis meses após sua criação, o Escritor Profissional já soma quase 300 alunos inscritos em todo o país. Os xx contos que integram esse volume são o resultado da produção da nossa turma pioneira, uma turma especialíssima – atenta, generosa e, principalmente, marcada pelo engajamento e pelo amor ao ofício da escrita.
Os textos que o leitor encontrará aqui são, como se pode imaginar, os mais diversos, uma vez que se trata de uma coletânea que reúne autores com trajetórias as mais diferentes, e cujo ponto em comum, a princípio, é o fato de terem cursado o Escritor Profissional – ainda que posteriormente tenham surgido tantos outros.
Os universos temáticos explorados vão do encontro amoroso aos receios existenciais diante da finitude, passando pelas questões históricas clássicas de gênero e classe. No que diz respeito à linguagem, há textos mais e menos maduros, mas em todos encontramos vitalidade, singularidade e a promessa de um caminho prolífico.
Gostaria de terminar esse prefácio desejando, a cada um desses escritores, que tenham paixão e persistência em suas jornadas. Afinal, escrever não é nada fácil, mas ter escrito, sem dúvida alguma, compensa.

Flávia Iriarte

dados-tecnicos

Título do livro: Escritor Profissional – Coletânea de Contos -Vol 1
Autor(a): Bruno Crispim e mais autores. Livro organizado por Flávia Iriarte
Editora: Oito e meio

 

o-segundo-cacador-bruno-crispim

sinopse

>>> Esse livro foi vencedor do PRÊMIO UFES DE LITERATURA na categoria romance!!! Como uma parte do prêmio, ele vai ser PUBLICADO em JUNHO!!!

Will volta do trabalho de ônibus. É um dia como qualquer outro. Se não tivesse ido trabalhar durante suas preciosas férias, ele nem estaria irritado. E se estivesse calmo, talvez não reagisse ao assalto. Mas ele reage. E o péssimo começo só aumenta a brutalidade dos assaltantes.
As complicações dessa escolha ressoarão pelo resto da vida de Will. Dentre os vários feridos, três morrem. Dois, pelas suas mãos.

Vivo, mas traumatizado, Will luta para voltar à vida normal enquanto é bombardeado pelas ideias ingênuas de seu melhor amigo que defende a forma que Will agiu no ônibus. Para ele a sociedade cria aberrações que não têm o direito de estarem vivas. São pessoas tão cruéis que se fossem eliminadas, todos à sua volta seriam beneficiados.

Mesmo sem se interessar pelas fantasias do amigo, mais barbárie é trazida à sua vida. Ele tenta, mas não consegue deixar de reagir. A partir daí, ele se envolve numa escalada crescente de violência, desistindo da sua alma para se transformar num justiceiro.

Ele passa a acreditar que está fazendo o Bem Maior, um mal necessário, que ninguém tem estômago para fazer. E ele é bom nisso. Ninguém consegue detê-lo. Logo, ele se transforma numa lenda urbana, um dos Caçadores. Ele só não percebe que aos poucos perde sua humanidade e vira um dos monstros que costuma caçar.

Só uma pessoa tem o poder de enjaular seu ódio sem limites. Só seu amor pode trazê-lo paz. Mas, depois de tudo o que ele fez, ainda existe algo para ser salvo?

dados-tecnicos

Título do livro: O Segundo Caçador
Autor(a): Bruno Crispim

 

Espero que tenham gostado!

Continuem lendo! Sempre!!

Beijos, Fernanda D.

Jornalista. Moro em Niterói/RJ. Viciada em livros. Sempre acordo com olheiras, pois antes de dormir sempre penso “só mais um capítulo”. Em 2013, li cerca de 50 livros. Os que mais me marcaram foram “O lado bom da vida”, Tem Tiny Breaths, os das série Love me with lies, Breathing, Slammed e Hopeless. Para 2014, a meta é 70 livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *