Entrevistas,  Giro Literário

Entrevista: Gisele Souza

Gisele SouzaCarioca, mãe e apaixonada por livros, assim podemos começar a definir a entrevistada de hoje pelo Novo Romance. Gisele Souza é autora dos Livros Inspiração e Impulso, muito gentilmente ela aceitou responder algumas perguntas sobre o processo de criação de seus personagens, o mercado editorial atual e claro, os planos para o futuro e próximos lançamentos. Vamos conferir!

entrevista

Novo Romance: Sabrina passou por um grande trauma na adolescência que a afeta durante muitos anos, você conversou e/ou leu relatos de pessoas que passaram mais ou menos pela a mesma situação para dar ainda mais realidade ao drama ocorrido com a personagem? 

Eu pesquisei muito sobre o assunto, li relatos na internet e me coloquei na pele na personagem. Mas acabou que surgiu sim uma pessoa que passou por algo parecido em sua vida que foi essencial para passar a realidade do trauma que Sabrina sofreu. Os pensamentos e escolhas que ela fez, por muitos anos quem sofre esse tipo de situação são muito comuns.

Novo Romance: Impulso e Inspiração contam com vários personagens secundários, cada uma com a sua devida importância e característica. Como é o processo de criação dos seus personagens?  

Na verdade Inspiração seria um livro único, mas com o decorrer da trama me apaixonei pelos personagens e suas histórias se mostraram tão importante no livro que tive que bolar uma obra para cada um deles.  Primeiramente eu penso na personalidade dos personagens, depois a características físicas e então as histórias que eles têm para contar. Eu gosto de personagens intensos que tiram do leitor todo o tipo de sentimento.

Novo Romance: Diversos autores conhecidos internacionalmente, no início da carreira, optaram por publicar suas obras independentemente após tentativas frustradas de fechar com uma editora. Você acredita que essa tendência mundial vai se firmar aqui no Brasil? Quais são os desafios que os autores independentes enfrentam?

Creio que sim, a publicação independente tem crescido muito e vários amigos tem optado por esse caminho. A facilidade da Amazon em publicação e a visibilidade que ela dispõe no caso de uma editora estar de olho são muito interessantes.

O maior problema de um autor indie é a divulgação (Temos que fazer sozinhos, ou com ajuda de amigos e blogueiros. Mas é bem complicado, você tem que disponibilizar muito tempo nas redes sociais, investir um bom dinheiro. É um trabalho de formiguinha, demora um pouco, mas no fim tudo da certo.). Muitos leitores que conversei nunca leram um livro de autor independente. Acho que esse é um dos problemas. Ainda existe esse preconceito, mas está mudando rapidamente. Cada vez mais leitores são conquistados pela literatura nacional.

Novo Romance: Na estratégia de divulgação de Inspiração e Impulso, percebemos a forte atuação nas mídias sociais. Como esse trabalho nas redes sociais e parcerias com os blogs têm ajudado na propagação do romance e no contato com os leitores?

As redes sociais são essenciais para o auto indie. Ali você conquista seus leitores e mantem contato constante. Os blogs são importantíssimos, eu tenho parceiros que estão comigo desde que comecei a escrever. Com resenhas e divulgações dos meus livros eles conseguiram alcançar um bom número de leitores já no inicio da minha carreira.

 Novo Romance: Para finalizar, gostaríamos de saber sobre seus planos para o futuro. O que os seus leitores podem esperar?

Ah, 2015 reserva muitas novidades e realizações! Assinei tem pouco tempo com a Editora Charme que irá publicar meu livro Pecaminoso e também toda a série Inspiração. Estou muito animada e feliz com essa realização e espero que mais leitores conheçam minhas obras.

Minhas publicações independentes na Amazon vão continuar, agora em Dezembro vou publicar um novo romance. E espero que ele seja tão bem recebido como Inspiração e Impulso foram.

Posts relacionados

Entrevista: Jessica Park - Amor fora do ar

Entrevista: Jessica Park - Amor fora do ar

NR entrevista Jessica Park: Autora de 'Amor fora do Ar'. Conheça mais sobre os personagens e a autora. ...leia mais

Entrevista: Babi A. Sette fala sobre seu romance

Entrevista: Babi A. Sette fala sobre seu romance

Entrevista com a autora Babi A Sette: Conheça mais sobre ela e o romance Entre o Amor e o Silêncio. ...leia mais

Entrevista: Colleen Hoover fala sobre Um Caso Perdido

Entrevista: Colleen Hoover fala sobre Um Caso Perdido

No mês de lançamento de Um Caso Perdido, Colleen Hoover concedeu uma entrevista para o Novo Romance. Confira! ...leia mais

Entrevista: Rebecca Donovan fala sobre Uma Razão para Respirar

Entrevista: Rebecca Donovan fala sobre Uma Razão para Respirar

A autora Rebecca Donovan conversou com o Novo Romance sobre o livro Uma Razão para Respirar. ...leia mais

Professora, carioca, mas residente em Roraima. Sou apaixonada pela literatura, adoro conhecer novas histórias, universos e autores. Não tenho um gênero favorito, leio de tudo, dos grandes clássicos aos clichês. Se o livro vier acompanhado de uma xícara de café e uma boa resenha, melhor ainda.

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.